sábado, 8 de janeiro de 2011

Segue o Coração Não Olhes Para Trás de Lesley Pearse

Simplesmente..... estrondoso.
Finalmente terminei este livro magnífico. Faltam-me palavras para o descrever, durante a sua leitura vivi um turbilhão de emoções. Odiei, chorei, ri.....
Para mim os livros melhores que li até hoje foram "Irmãs de Sangue" e "Fogo Eterno", mas vou colocar este na mesma prateleira, porque está quase ao mesmo nível. 
Um "cheiro" pelo que era a vida nos bairros degradados de Londres, depois a mesma situação em Nova Iorque. Uma pequena "amostra" de como a mulher era tratada nessa época (apenas poderia ser considerada um ser de verdade se se limitasse a ser empregada doméstica, e assim poderia praticamente desistir da sua vida familiar, ou então apenas podia ganhar o seu sustento vendendo o corpo, porque uma mulher solteira nunca tinha nada)..... Mas Matilda venceu!

Uma pequena "demonstração" de como foi a construção daquela grande nação - América - como eram as travessias de caravanas para chegarem a novos Estados, o tempo que demoravam essas diligências e o que sofriam; mais uma vez, as mulheres eram quem mais sofria. Por exemplo, um dia de descanso na caravana, servia unicamente para as mulheres terem um dia ainda mais cansativo, lavar roupas; secar roupas; limpar caravana; fazer comida;....para os homens significava um dia de descanço ......
Matilda foi sem dúvida uma Grande Mulher. Depois de uma infância de miséria, viu a mãe morrer muito cedo, teve de ser ela a criar os meio-irmãos; depois perdeu o pai; e foi uma vida de constantes perdas permaturas; não as vou aqui referir para não tirar o prazer da leitura a ninguém.
Foi de facto um livro que me fez viver muitas emoções esquecidas......


Bjt

2 comentários:

  1. Nem me atrevi a ler o teu comentário :P
    Despacha as serviçais para eu ler.
    Bjts

    ResponderEliminar
  2. Fiquei fã dos livros da Lesley Pearse depois de ler os seus 3 romances. Este tocou-me bastante, Matilda teve uma vida bastante dificil, principalmente por todas as perdas que teve ao longo da sua vida. Uma veraddeira mulher coragem! Saiu agora o seu último livro que pretendo ler brevemente :)

    ResponderEliminar