segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Esplendor da Vida

E assim terminei o novo livro de Sveva Casati Modignani. Foi uma leitura calma, tranquila sem grandes expectativas. Adorei, claro, acho que irei sempre adorar esta autora. Mas confesso aquilo que comentava com duas amigas que também são leitoras de Sveva "este livro não me pareceu Sveva" faltou-lhe aquela grande mulher que tinha sempre um passado cheio de histórias escondidas que se iam revelando aos poucos.
Neste livro existe uma grande mulher, Giulia de Blasco, claro que é uma grande mulher por tudo o que viveu e o que vive nesta história. Mas não está cheia de mistérios sobre o seu passado. Pelo contrário, paralelamente à história de Giulia existe um pouco da história de Franco Vassalli, esse sim com alguns "segredos". Depois é curioso, não me recordo se nos outros livros isto se verificava mas neste estes promenores chamaram a minha atenção, todas as personagens estão ligadas directamente ou indirectamente. Por exemplo, a ex-mulher de Franco é amante da marquesa Zaira que além de amiga de Giulia é estilista; a sua melhor cliente é Marta, ex-mulher de Ermes que é o companheiro de Giulia. Marta tem umas escapadelas com Franco que se apaixona por Giulia. Embora não se conheçam alguns, eles acabam por estar ligados.
Quanto àquela parte do livro em que revela que todas as mulheres que são sujeitas a uma operação aos seios, devido a tumores, sentem uma necessidade de se sentirem desejadas por outros homens que não os seus maridos, não me parece estranho nem escandaloso; acho estranho é porque não conseguem resistir a essa tentação..... Tal como não estive de acordo com a traição da Giulia, estava grávida, logo uma "fome" de sexo muito grande (também não posso dizer se é verdade, nunca estive grávida), um desejo por aquele homem que não conhecia. Uma mulher madura como ela, devia ter pensado na criança que carregava no ventre.....

Em resumo, gostei muito apesar de achar este livro um pouco diferente de todos os outros de Sveva Modignani que li.

Bjts


Sem comentários:

Enviar um comentário